APRESENTAMOS O
II MEETING ALIMENTEAMENTE
Um evento inesquecível
Acolher, incluir e ressignificar o corpo e a comida é uma tríade convocatória que nasceu para promoção de melhores comportamentos alimentares. Diante de tanto “terrorismo nutricional” amplamente disseminado, se faz necessário profissionais de saúde que contribuam para a “reabilitação” do conceito de comida e corpo saudável, uma vez que, a busca por padrões de saúde distorcidos, impostos pela sociedade, trazem consequências danosas a saúde física e mental e deixam cada vez mais as pessoas neuróticas com a alimentação.
O processo de comer é complexo e depende também de fatores ambientais, sociais e psicológicos. A construção do corpo ideal surge através das experiências e das relações humanas. Todos possuem um corpo ideal imaginário que perpassa múltiplos sentidos. Emagrecer para ir a uma festa; perder peso para agradar alguém; privar alimentos ditos saborosos e prazerosos com receio de ganhar peso são algumas atitudes em prol do corpo ideal adoecido que gera constante sofrimento na vida de alguém.
Nessa edição, queremos divulgar que o ato de comer é muito mais do que contar calorias. Comer é nutrir o corpo e a alma de bons sentimentos. É se dar a oportunidade de comer qualquer tipo de comida sem “demonizar” os alimentos. Já no contexto do corpo ideal, é ter a consciência de que nosso corpo muda de forma natural ao decorrer do tempo e que não cabe a nós julgá-los ou deixarmos comentários negativos definir o que o nosso corpo deve ser. É acima de tudo, decidir valorizar nosso corpo, independente da forma como ele estiver. Dessa maneira, podemos cultivar a mais singela forma de amar o corpo e a comida.

